Fonte
Essa é minha primeira participação em um projeto criado lá no grupo Universo Alternativo (do qual agora também faço parte ^^), idealizado pela Jaqueline do blog 4sphyxi4 . Acabei perdendo a data do projeto de janeiro, então no de fevereiro resolvi participar.

Muito bem, falemos da blogosfera.
Eu estou na blogosfera há pouco mais de 5 anos e de lá pra cá vivi e aprendi muita coisa -tanto boa quanto ruim- e é exatamente sobre esse aprendizado que o projeto se trata. Pois bem:

Todo tipo de pessoa: Um lugar que te faz conhecer e observar os mais variados tipos de pessoa é a blogosfera. Meu blog nunca foi grande, mas na caixa de comentários e nos grupos de blogs da vida (acredita em mim, o facebook é CHEIO de grupos de blogs) eu sempre percebi que existem:

  • As pessoas que de fato leem o teu conteúdo, se interessam e se identificam com a tua realidade.
  • Outras que leem 1 frase e deduzem o que tu disse pra que elas possam jogar o link delas nos comentários (a gente sempre percebe quando é só auto-promoção, tá?).
  • Pessoas que figuram por grupos de blogueiros cobrando e criticando a "não-participação" de todos os integrantes em algum post coletivo, até mesmo ameaçando excluir as pessoas do grupo. Pois que exclua, oras! Se a pessoa não quis ou não pode participar de algum projeto coletivo, o problema é só dela, né?
  • Os fantasminhas que leem seguidas vezes o teu post novo, não comentam nada e só aumentam as views da publicação. Jamais saberei quem são vocês, aparentemente. ¯\_(ツ)_/¯
  • Pessoas ótimas que te acompanham para além do blog e te ajudam via mensagem privada nas redes sociais quando tu está falando sobre um problema que te aflige - mesmo sem que elas saibam do que se trata!

Além das pessoas, eu também pude conhecer a mim mesma nesses anos de blog: Comecei, escrevi, criei projetos, desisti de projetos, desisti do blog, desisti de mim e agora tento recomeçar mais uma vez em tudo isso. Apaguei, privei e revi posts antigos, da mesma forma como venho tentando fazer com os meus sentimentos e atitudes em muitos aspectos da vida.

Meu blog virou a minha casa e mesmo que eu tentasse recomeçar em outro meio, era sempre pra cá que eu pensava em retornar. E retornei, ainda que não de forma totalmente plena.

Também aprendi que parcerias são difíceis e que no fim a grande parte é só um jogo de interesses. E, tudo bem, pq nem todo mundo tem perfil pra ser parceiro de alguma marca, não importa se tu tenha aprendido a fazer até mídia kit pra isso. Já pensei em fazer do blog meu trabalho e já desisti dessa ideia mil vezes também. Vez ou outra caio nesse ciclo mais uma vez.

A última coisa que tenho aprendido e ainda estou aprendendo, é que se tu tem um blog pessoal, tem que de fato ser tu mesma em cada letra escrita. Blog anônimo nem sempre ajuda (pra mim, pelo menos, não funcionou) e nem todo mundo se interessa pelos teus problema na vida, mas quem se identifica e permanece quer saber qual é a tua cara ou como tu está te sentindo. Não é nada fácil mostrar a cara e a alma quando se trata de internet. Mas a gente tá aqui. Até quando não sei.

Da minha parte, em geral, foi isso que aprendi com a blogosfera em todos esses anos, mas tu pode saber sobre o aprendizado de outras blogueiras que também participaram do projeto. Confere aí:



Até mais!

9 Comentários

  1. Que demais! blogosfera é um negócio engraçado, mesmo hahahaa Sobre as pessoas que ficam cobrando participação toda hora: parece que nos últimos tempos tá havendo uma crise sobre isso. É ADM de grupo avisando toda semana que tem as regras pra cumprir, que não é só divulgar, é pra interagir também e fazendo a limpa nos membros fantasmas. Por um lado eu entendo isso, pq é chato a gente entrar num grupo com +1000 e não ver um quarto disso interagindo, mas por outro acaba sendo chato pq como vc disse, a gente não conhece as circunstâncias de cada pessoa, ou mesmo não tem como saber se o tema da blogagem X interessou a ela. Sem contar que tem grupos que tem vários projetos rolando ao mesmo tempo, então nem tem como participar de tudo, mesmo que a gente tirasse um mês inteiro pra postar só os projetos de determinado grupo, ia ser uma loucura haha
    Os leitores primos do Gasparzinho também me intrigam, mas acho que também é graças a eles que o nosso blog cresce, nem que seja só nos números, então um beijo bem grande pra eles também! XD
    E as parcerias me "tentam" ainda hoje, só que digamos que eu esteja mais sossegada em relação a isso ^^
    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus, eu adorei teu comentário, Deborah! hsaushaushaush

      Sim, isso de membro fantasma em grupo é chato mesmo. Eu acabei parando de acessar esses grupos gigantões onde ninguém lia nada e só jogava link mesmo, e ficava muito irritada com cobranças desmedidas pesando o clima nos grupo também. Mas cada um cada um, né? Vai muito do tema das postagens coletivas sim, não tem como agradar e conseguir a participação de todos sempre mesmo.

      Parcerias pra blog sempre são uma tentação mesmo, mas a melhor coisa é realmente não ficar se descabelando por isso! shaushaushaus

      Excluir
  2. Sobre parcerias serem um jogo de interesses, nada mais que normal, afinal, geralmente quando temos um negócio, trabalhamos em colaboração pro negócio crescer, oras! Hauha! Pelo menos vejo dessa forma... agora é chato um blog cheio de publiposts, sem dúvidas. Espero que continue aprendendo e crescendo, afinal, é disso que se trata a vida! Beijão <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Jaque! Sobre a questão das parcerias eu me referia àquelas onde tanto marca quanto blogueiro querem divulgar seus links e fim, sem nenhuma interação entre marca/blogueiro/público, sabe? Eu mesma já divulguei anos atrás uma lojinha que vendia coisas bem legais e a parceria não rolou por parte da loja. Eu fiz uma divulgação gratuita, já que a loja até sumiu da internet e não falou nada da postagem bacana no blog naquela época. Era isso! ^^

      Obrigada pelo comentário! ^^

      Excluir
    2. Vish, te entendo totalmente! Já aconteceu coisa semelhante comigo, por isso, sempre acabo analisando se eu seria uma consumidora daquela loja, e sobre como me sentiria em possíveis compras (ou sobre como me senti quando comprei nelas) antes de divulgá-la, heuhe! Um beijão <3

      Excluir
  3. Acho que da lista de pessoas a que menos vi foi de gente que me acompanha e me ajuda com mensagens ahuahauhau mas talvez por eu ter ainda um pouco de vergonha em divulga-lo no meu pessoal. Atualmente meu namorado lê minhas coisas e comenta comigo. No meu circulo de contatos em redes as pessoas não usam muito blog.

    Nunca pensei em ter um blog profissional, quero sim ter algumas parcerias, talvez, com editoras, e talvez alguns que ajudem o blog a se manter. Mas tirar a vida com isso, nunca. Aqui é meu canto, para onde eu fugo, se aqui fosse meu trabalho, para onde fugiria? E não consigo ver como trabalho, de verdade, para mim é pura diversão, sem obrigações.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postagens pessoais são sempre meio complicadas mesmo, Tary! haushaushau

      Parcerias que realmente contribuem com o blog eu acho show, mas também tenho visto o blog como uma "fuga" na maior parte do tempo. ^^

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Carina!
    Olha, meu sonho é conhecer os meus fantasminhas também! UAHUAHUAHAUH
    Fantasminhas, se manifestem! Esse lance das parcerias é muito real, principalmente em blogs grandes. Eu pensei muito antes de pedir parceria com qualquer uma das minhas parceiras, analisei todos os prós e contras até chamar elas! Hahaha
    Eu sou super contra cobrar as pessoas de postarem, todo mundo tem seu ritmo, seu tempo, seu ânimo, suas prioridades... Eu gosto de incentivar, acho muito mais legal!
    Beijoooooo!

    https://vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não é, guria?! Acho muito complicado isso que rola com "parcerias" que no fim não são nada parceiras. Sobre os fantamas, sério mesmo, acho que nunca saberemos! shaushaushaush

      Super concordo com o 'incentivar blogs a blogarem" shaushaus, pq forçar postagens só implica no povo desanimar de participar dos posts coletivos, né?

      Beijos! ^^

      Excluir

Que tal deixar um comentário bem maneiro aí?